Mapeamento de Processos


Data: Agosto de 2017 - São Paulo


Local de Treinamento

São Paulo
Espaço Paulista
Av. Paulista, 807 - 17º andar - Edificio Winston Churchill

Horário

8h30 às 17h30

Carga Horária

16 horas

Investimento

R$ 990,00
* Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.


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In Company

Os treinamentos FMA também podem ser realizados no formato in company, e customizados de acordo com suas necessidades.

proposta

Objetivo

Permitir aos participantes que identifiquem através dos processos organizacionais, quais são as oportunidades existentes para gerar um maior valor para organização, usuários e clientes.

Desenvolver as competências necessárias para garantir a melhor execução das rotinas nas diferentes áreas, bem como na busca de melhorias incrementais.

Buscar uma maior integração e direcionamento para os resultados da organização, identificando quais são os recursos necessários.

Trabalhar as diferentes fases do mapeamento de processo, contemplando as etapas, ferramentas, metodologia e forma de monitoramento. Mostrar as vantagens do continuo monitoramento, integrando os processos com indicadores de Desempenho para garantir a performance organizacional.

Publico Alvo

Nosso treinamento foi desenvolvido para capacitar pessoas envolvidas no gerenciamento, coordenação, liderança ou participação em processos de diversos segmentos.

Programa

Módulo I - Conceitos chaves

  1. Conceito de Processo
  2. Significado de Mapeamento de Processos / Modelagem
  3. Visão para Organização
  4. Porque é importante conhecer o Processo – Foco no problema
  5. Porque devemos Mapear Processos?

Módulo II – elementos do Mapeamento / Modelagem e exemplos

  1. Hierarquia / Níveis do Mapa de Processos
  2. Cadeia de valor (VAC – Value Added Chain)
  3. Fluxos da cadeia de Processos (EPC – Event Process Chain)
  4. Diagrama de Atividade (FAD – Function Allocation Diagram)
  5. Exemplos Reais de Processos Mapeados
  6. Estrutura do Mapeamento – Atores/agentes e raiais
  7. O Conceito do “Escapograma”
  8. Exercício

Módulo III – o mapeamento x definiçoes estratégicas

  1. Foco no cliente x Processos.
  2. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos.
  3. Necessidades da administração estratégica.
  4. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos.
  5. Exercício.

Módulo IV – ferramentas suporte para modelagem

  1. Sistemas existentes
  2. Fluxogramas
  3. Mapeamento - Objetivo, Simbologia, Etapas
  4. Softwares para Mapeamento – ARIS Toolset, MS Visio, IGRAFX Processos, ....
  5. Exercício

Módulo V – FAses do Mapeamento / modelagem dos processos

  1. Os 13 Passos da Melhoria dos Processos – Metodologia Genérica
  2. Entendimento do “AS IS” – Como é?
  3. Avaliação do “AS IS”
  4. Projeto do Processo do “TO BE” – Situação Futura (Redesenho)
  5. Exercício

Módulo VI – planejamento e as metodologias para as mudanças

  1. Arquitetura da Gestão do Negócio
  2. Ferramentas de análises para detecção das oportunidades de melhoria (PDCA, 8D, Mistake Proofing, 5S, ....)
  3. Oportunidades x Planejamento da Mudança
  4. Gestão de Processos – Controles e Ferramentas
  5. Sinalizadores: As Métricas de Performance – Metodologia do BSC
  6. Exercício

Módulo VII – processo ideal para modelagem e documentação gerada

  1. Processo ideal – O que deve conter?
  2. Procedimentos / normas – exemplos práticos
  3. Quadro de Indicadores – exemplos práticos
  4. Rotinas – exemplos práticos
  5. Fluxo dos Processos ­– exemplos práticos
  6. Organograma e Matriz de atribuição – exemplos práticos
  7. Book de Processos – exemplos práticos

Ministrado por: FERNANDO MEDEIROS de ALBUQUERQUE

Mestrado em Gestão e graduado em Engenharia Mecânica; Professor de pós-graduação e graduação (professor convidado) em diversas instituições.

Experiência profissional de 26 anos atuando em organizações de diferentes portes (Pequenas, Médias, Grandes, Multinacionais, Familiares, Públicas). Consultor, Instrutor e Palestrante de diversos cursos e Programas. Expertise nas áreas de Gestão, produção, processo, qualidade e marketing. Palestrante (Nacional e Internacional), mais de 50 palestras em diferentes áreas; Atuou em projetos para mais de 50 clientes, como Petrobras, John Deere, Midea Carrier, Sika, Daikin, .... e outras empresas.