Desenvolvimento da Cultura da Melhoria Continua

Desenvolver programas de Gestão de Mudanças (Cultura e Clima Organizacional), buscando preparar a organização para atingir resultados diferenciados através da participação ativa dos colaboradores.

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1. Sistemas Participativos – Desenvolver a cultura e conceito do trabalho em equipe (Team Building), concentrando os esforços na busca dos resultados corporativos. Desenhar o modelo para que os indivíduos e equipes direcionem seu conhecimento para resolução das principais oportunidades de melhorias detectadas nos processos organizacionais, usando conceitos de Programas de Desenvolvimento de Equipes de Melhoria Contínua (CCQ e outros) e Sistema de Sugestões. Preparar a organização para suportar as melhorias através de metodologias e ferramentas consagradas e difundidas nos diferentes segmentos.

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2. Programa 5S / Housekeeping – Apresentar, desenvolver, treinar e implementar os conceitos dos 5S, mostrando os ganhos possíveis e diferenciais obtidos através desta filosofia. Derrubar os paradigmas existentes na organização e fazer as conexões entre a metodologia e o sistema “Lean Manufacturing”. Buscar a melhoria dos processos focando na melhoria da qualidade, redução dos custos e desperdícios, otimizando o fluxo de produção nas diferentes áreas da organização.

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3. PDCA / 8D – Desenvolver uma cultura focada na análise sistemática de possíveis causas de problemas e as várias formas de corrigi-lo definitivamente. Através do PDCA, buscar a causa raiz do problema e gerar uma solução efetiva. Especificamente o 8D é um método de resolução de problemas em equipe que usa 8 disciplinas, (do Inglês – Team Oriented Problem Solving - TOPS 8D), focado na “extinção dos incêndios", que surgem mais frequentemente à medida que o ciclo de vida do produto ou serviço vai se desenvolvendo.

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SGI – Sistema de Gestão Integrado – Desenvolver junto as organizações os conceitos necessários para implementar uma cultura focada em resultados, e estes atendendo a questões processuais (NBR ISO9001), ambientais (NBR ISO14001) e segurança e saúde ocupacional (OSHAS 18001). Criar os procedimentos para atendimento dos requisitos das normas de forma integrada, passando os conhecimentos necessários para implantar e manter um Sistema de Gestão Integrado (SGI).

KAIZEN – Implantar a filosofia do KAIZEN (Melhoria Continua) japonês, usando a metodologia da Shingijutsu Co. A Equipe da FMA possui uma capacitação diferenciada no mercado, a qual seus colaboradores tiveram a oportunidade de serem treinados em 6 ocasiões pela própria Shingijutsu Co. (Treinamentos ON the Job – OJT). Criar um ambiente na qual a melhoria continua seja parte integrante do dia-a-dia, e a contribuição atinja a todos os níveis da organização, direcionando as mudanças e eliminações de desperdícios a resultados diferenciados. Demonstrar técnicas e ferramentas suporte para redução de set up, balanceamento de linhas, redução de estoques intermediários, e desenvolviomento de soluções a prova de erros (Mistake Proofing). Através de uma nova cultura, semear controles que perdurem na organização através da filosofia do Just In Time (Fluxo Unitário, Takt Time e Sistema puxado).

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Downsizing – Avaliar as oportunidades existentes nos processos, buscando racionalizar de forma planejada os processos existentes, avaliando todas as etapas e recursos utilizados. Direcionar as atividades para melhorar a eficiência da organização alinhando com o Planejamento Estratégico, deixando a organização mais enxuta para alcançar os desafios. Avaliar a necessidade e possibilidade em curto prazo de reestruturações para alcançar reduções de custos e racionalização, e no longo prazo criar condições para sua expansão.

Benchmarking – Desenvolver um processo sistemático de avaliação e comparação dos produtos e serviços da organização, buscando referenciais pertinentes para comparação e análise dos processos e resultados gerados. Criar metodologias para comparar desempenhos e identificar lacunas existentes, oportunizando o desenvolvimento de ações corretivas e preventivas para os mesmos. Consolidar na organização as cinco fases necessárias para implantar a sistemática de Benchmarking, ou seja: Planejamento, Coleta de Dados, Análise, Adaptação e Implementação.

PNQ / PGQP – Prêmio Nacional da Qualidade e Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – Sendo um dos diferenciais da equipe, o conhecimento da prática de avaliação da Gestão da organização através dos critérios de excelência dos prêmios PNQ e PGQP. A FMA possui como prática, avaliar, diagnosticar e gerar soluções para as organizações através do uso da ferramenta de avaliação, bem como auxiliar as empresas na participação dos prêmios, confeccionando RG’s (Relatório de Gestão), realizando avaliação das empresas para verificar o nível da mesma, treinamento e preparação das equipes. Como prática a FMA desenvolve uma metodologia para criar uma forte cultura na utilização da ferramenta de avaliação, mostrando o benefício para as organizações com o uso correto da ferramenta.

Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores – Disponibilizar como suporte da Gestão Estratégica das organizações um programa focado no desenvolvimento e qualificação dos fornecedores, tendo como principais objetivos uma maior lucratividade financeira, uma melhora significativa na qualidade dos produtos e insumos fornecidos, maior satisfação dos clientes, melhor atendimento nos prazos de entrega e um gerenciamento melhor da cadeia produtiva.